Normas de Participação

Normas de Participação

Público alvo do IJUP

O IJUP destina-se apenas a estudantes da Universidade do Porto do 1º, 2º ciclo ou Mestrado Integrado, incluindo estudantes de mobilidade.

Embora o IJUP se destine aos estudantes dos 1º e 2º ciclos, toda a comunidade académica da Universidade do Porto, o que inclui os investigadores e docentes dos trabalhos submetidos, poderá assistir à apresentação das comunicações. Assim, e por questões organizativas, todos os participantes deverão inscrever-se no evento.

Trabalhos a apresentar

Todos os trabalhos desenvolvidos (terminados ou ainda em execução) no âmbito de uma disciplina ou de um projeto de investigação durante o 1º e 2º ciclo de estudos serão considerados para apresentação no IJUP.

Um trabalho de um estudante de 2º ciclo inscrito em 2016/17 pode ser considerado no IJUP’18 desde que o resumo a submeter tenha resultado do trabalho de investigação do estudante durante esse ciclo de estudos.

Cada estudante apenas pode apresentar um trabalho.

Cada trabalho apenas pode ser apresentado por um estudante.

Inscrição

Todos os participantes, mesmo que não submetam um trabalho, deverão inscrever-se no evento.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para ter acesso à documentação do evento.

Submissão

A submissão dos resumos tem de ser feita obrigatoriamente através da plataforma.

Os temas de trabalhos propostos devem inserir-se nas áreas temáticas apresentadas.

No ato da submissão deve ser explicitada a opção por uma comunicação em formato oral ou poster.

Os resumos a submeter têm o limite de 2000 caracteres (incluindo espaços).

A publicação do trabalho submetido no livro de resumos pressupões a apresentação do mesmo no evento.

Língua a utilizar

Os resumos a submeter terão de ser redigidos em Inglês. A redação dos resumos em Inglês destina-se à sua utilização para uma maior divulgação internacional.

Os pósteres, assim como, os diapositivos das apresentações orais deverão ser redigidos em Inglês.

A língua a utilizar nas sessões dos pósteres e nas apresentações orais deverá ser preferencialmente a língua inglesa, embora seja dada liberdade de escolha ao estudante. A possibilidade de apresentar em Inglês cumpre um objetivo pedagógico porque cria uma oportunidade para os estudantes treinarem e testarem as suas capacidades como comunicadores de ciência em reuniões internacionais, onde o inglês é frequentemente a língua de trabalho.

Apresentações ORAIS

O tempo disponível para a apresentação oral é de 10 minutos, não devendo este tempo ser excedido. No final de cada sessão haverá um período de 20 minutos para discussão global.

A data e a hora das sessões poderão ser consultadas (mais proximamente da data do Encontro) no programa das sessões orais.

As apresentações orais deverão ser fornecidas em suporte digital (memória USB) em ficheiro do Microsoft PowerPoint ou em formato pdf, e deverão ser entregues à organização, no respetivo auditório (A0, A1, A2, A3 ou A4), nos 15 minutos precedentes ao início da sessão. As apresentações orais deverão ser feitas preferencialmente em inglês.

Apresentações por POSTER

Para a apresentação deverão permanecer junto do seu poster durante as sessões de visitas aos mesmos.

A data e a hora das sessões de poster poderão ser consultadas no programa das apresentações por poster.

Os posters (de dimensão A0: 1189 mm x 841 mm, altura x largura) deverão ser afixados no painel com a numeração correspondente. É da responsabilidade dos autores a afixação do poster, na manhã ou tarde do dia em que este esteja programado, e a remoção do mesmo no final desse mesmo período. Os posters deverão ser redigidos preferencialmente em inglês.