Normas de Participação

Normas de Participação

Público alvo do IJUP
O IJUP destina-se a estudantes da Universidade do Porto do 1º, 2º ciclo ou Mestrado Integrado, incluindo estudantes de mobilidade, e a estudantes do 1º, 2º ciclo ou Mestrado Integrado de outras Instituições de Ensino Superior, que realizaram a investigação a apresentar, em Unidades Orgânicas ou Unidades de Investigação da Universidade do Porto.
Embora o IJUP se destine aos estudantes dos 1º e 2º ciclos, toda a comunidade académica da Universidade do Porto, o que inclui os investigadores e docentes dos trabalhos submetidos, poderá assistir à apresentação das comunicações. Assim, e por questões organizativas, todos os participantes deverão inscrever-se no evento.

Trabalhos a apresentar
Todos os trabalhos desenvolvidos (terminados ou ainda em execução) no âmbito de uma disciplina ou de um projeto de investigação durante o 1º e 2º ciclo de estudos serão considerados para apresentação no IJUP.
Um trabalho de um estudante de 2º ciclo inscrito em 2017/18 pode ser considerado no IJUP’19 desde que o resumo a submeter tenha resultado do trabalho de investigação do estudante durante esse ciclo de estudos.
Cada estudante apenas pode apresentar um trabalho.
Cada trabalho apenas pode ser apresentado por um estudante.

Inscrição
Todos os participantes, mesmo que não submetam um trabalho, deverão inscrever-se no evento.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para ter acesso à documentação do evento.

Submissão
A submissão dos resumos tem de ser feita obrigatoriamente através da plataforma.
Os temas de trabalhos propostos devem inserir-se nas áreas temáticas apresentadas.
No ato da submissão deve ser explicitada a opção por uma comunicação em formato oral, poster ou demonstração.
Os resumos a submeter têm o limite de 2000 caracteres (incluindo espaços).
A publicação do trabalho submetido no livro de resumos pressupões a apresentação do mesmo no evento.

Língua a utilizar
Os resumos a submeter terão de ser redigidos em Inglês. A redação dos resumos em Inglês destina-se à sua utilização para uma maior divulgação internacional.
Os pósteres, assim como, os diapositivos das apresentações orais deverão ser redigidos em Inglês.
A língua a utilizar nas sessões de apresentação deverá ser preferencialmente a língua inglesa, embora seja dada liberdade de escolha ao estudante. A possibilidade de apresentar em inglês cumpre um objetivo pedagógico porque cria uma oportunidade para os estudantes treinarem e testarem as suas capacidades como comunicadores de ciência em reuniões internacionais, onde o inglês é frequentemente a língua de trabalho.

Apresentações ORAIS
Os trabalhos submetidos para apresentação oral, terão de ter obrigatoriamente resultados. O tempo disponível para a apresentação oral é de 10 minutos, não devendo este tempo ser excedido. No final de cada sessão haverá um período de 20 minutos para discussão global.
A data e a hora das sessões poderão ser consultadas no programa das sessões orais.
As apresentações orais deverão ser fornecidas em suporte digital (memória USB) em ficheiro do Microsoft PowerPoint ou em formato pdf, e deverão ser entregues à organização, no respetivo auditório (A0, A1, A2, A3 ou A4), nos 15 minutos precedentes ao início da sessão. As apresentações orais deverão ser feitas preferencialmente em inglês.

Apresentações por POSTER
Para a apresentação deverão permanecer junto do seu poster durante as sessões de visitas aos mesmos.
A data e a hora das sessões de poster poderão ser consultadas no programa das apresentações por poster.
Os posters (de dimensão A0: 1189 mm x 841 mm, altura x largura) deverão ser afixados no painel com a numeração correspondente. É da responsabilidade dos autores a afixação do poster, na manhã ou tarde do dia em que este esteja programado, e a remoção do mesmo no final desse mesmo período. Os posters deverão ser redigidos preferencialmente em inglês.

DEMONSTRAÇÃO
As apresentações por demonstração têm como elemento determinante o ser conduzido in viva voce, e com base em materiais selecionados para efeito, assim como uma metodologia de apresentação adequada ao que está a ser apresentado. Inclui também a demonstração técnica sobre processo especifico com fator de inovação associado.
A data e a hora das sessões de demonstração poderão ser consultadas no programa das demonstrações.

Avaliação
Os trabalhos a apresentar serão avaliados por Professores e Investigadores tendo em conta a área científica em que o trabalho se enquadra. A seleção dos trabalhos a distinguir irá considerar o resumo submetido, valorizando os resultados obtidos (em detrimento de um trabalho em fase inicial), potencialidade de continuidade do trabalho e impacto do trabalho na respetiva área do conhecimento, aplicabilidade prática e potencial de valorização económica do conhecimento (quando aplicável). A avaliação incidirá ainda na apresentação realizada, tendo em conta a organização (estrutura da apresentação e a gestão do tempo), exposição (postura e eficácia do apresentador) e conteúdo (nível científico da informação apresentada, bem como a qualidade da sua discussão e adequação à audiência).