Boas-vindas

Caros participantes do IJUP’2021,

A 14ª edição do IJUP que tem lugar este ano, é por todas as razões uma iniciativa particularmente especial. Os momentos que atravessamos e a perturbação causadas pela pandemia levaram a adiar esta iniciativa por alguns meses e a tomar a decisão de pela primeira vez realizar o IJUP de 2021 no modelo não presencial. Apesar destas vicissitudes cá estamos todos, mais motivados do que nunca, a marcar presença mesmo que de forma diferente nesta iniciativa emblemática da U.Porto.

É para mim uma enorme satisfação verificar que na edição deste ano temos um número record de participantes inscritos (960), bem como de apresentações orais e em poster (603). É uma demostração clara da importância desta iniciativa na Universidade do Porto, e revela uma enorme resiliência do ecossistema de investigação da U.Porto, que como sabemos tiveram que trabalhar em condições muito difíceis.

A afirmação da U.Porto no panorama nacional e internacional, passa pela aposta na investigação científica de excelência e a consolidação de uma cultura científica que desde da primeira hora promova a integração dos estudantes nas unidades de investigação. Especialmente numa altura em que se valoriza o desenvolvimento de competências transversais no âmbito do percurso formativo, é natural a aposta de uma formação universitária em estreita ligação com a investigação científica. Neste enquadramento, o IJUP assume uma especial importância enquanto iniciativa de promoção e valorização da investigação jovem realizada na nossa Universidade.

O IJUP proporciona aos participantes uma experiência em tudo semelhante ao de um grande congresso científico, permitindo para muitos um primeiro contacto com a realidade da investigação científica. O IJUP é de facto um espaço privilegiado para os estudantes mostrarem publicamente os resultados das suas investigações, treinarem a apresentação de comunicações científicas, debaterem questões metodológicas e partilharem conhecimento numa lógica multidisciplinar, da literatura às artes e arquitetura, passando pelas ciências da saúde ou pela criminologia. Este ano teremos uma edição virtual, de resto à imagem do que tem acontecido com os congressos internacionais realizados pelas variadas sociedades científicas ao longo deste ano.

Não queria deixar de dar uma palavra de agradecimento aos orientadores dos trabalhos científicos que vão ser apresentados, bem como aos responsáveis pelas unidades de investigação e as diferentes entidades que receberam os alunos para desenvolverem os seus trabalhos. Uma palavra de agradecimento para a Comissão Científica do IJUP, bem como os moderadores das sessões, sem os quais não teria sido possível organizar este evento. Sabemos todos que este ano foi particularmente difícil e exigente.

Resta-me enviar a todos os estudantes que participam no IJUP’21, um grande agradecimento pela vossa participação, e o desejo dos maiores sucessos académicos e científicos.

Pedro Rodrigues

Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização