Normas de Participação

Informações Gerais

Público alvo do IJUP
O IJUP destina-se a estudantes da Universidade do Porto do 1º, 2º ciclo ou Mestrado Integrado, incluindo estudantes de mobilidade, e a estudantes do 1º, 2º ciclo ou Mestrado Integrado de outras Instituições de Ensino Superior, que realizaram a investigação a apresentar, em Unidades Orgânicas ou Unidades de Investigação da Universidade do Porto.
Embora o IJUP se destine aos estudantes dos 1º e 2º ciclos, toda a comunidade académica da Universidade do Porto, o que inclui os investigadores e docentes dos trabalhos submetidos, poderá assistir à apresentação das comunicações. Assim, e por questões organizativas, todos os participantes deverão inscrever-se no evento.

Trabalhos a apresentar
Todos os trabalhos desenvolvidos (terminados ou ainda em execução) no âmbito de uma disciplina ou de um projeto de investigação durante o 1º e 2º ciclo de estudos serão considerados para apresentação no IJUP.
Um trabalho de um estudante de 2º ciclo inscrito em 2019/20 pode ser considerado no IJUP’21 desde que o resumo a submeter tenha resultado do trabalho de investigação do estudante durante esse ciclo de estudos.
Cada estudante apenas pode apresentar um trabalho.
Cada trabalho apenas pode ser apresentado por um estudante nos dias do evento, mesmo que o trabalho seja em co-autoria. O certificado de comunicação será atribuído à pessoa que apresenta o trabalho no IJUP.

Inscrição
Todos os participantes, mesmo que não submetam um trabalho, deverão inscrever-se no evento.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para ter acesso à documentação do evento.

Submissão de Resumos

A submissão dos resumos tem de ser feita obrigatoriamente através da plataforma.

Não serão aceites resumos enviados por e-mail, ou outros meios que não via plataforma referida.

A submissão do(s) resumo(s) deverá ter em contas as seguintes normas de elaboração:

    1. Os temas de trabalhos propostos devem inserir-se nas áreas temáticas apresentadas.
    2. No ato da submissão deve ser explicitada a opção por uma comunicação em formato oral, e-poster ou demonstração.
    3. Os resumos a submeter têm o limite de 2000 caracteres (incluindo espaços).
    4. Todos os resumos devem ser submetidos até a data limite para submissão, o dia 15 de março de ​2021 (prazo atualizado).
    5. Os resumos a submeter terão de ser redigidos em Inglês. A redação dos resumos em Inglês destina-se à sua utilização para uma maior divulgação internacional.
    6. Comunicação oral tem de conter apresentação de resultados.
    7. Os e-pósteres, assim como, os diapositivos das apresentações orais deverão ser redigidos em Inglês.
    8. A publicação do trabalho submetido no livro de resumos pressupõe a apresentação do mesmo no evento.
  1. Nota: O não preenchimento do resumo, segundo as regras apresentadas, levará à sua não-aceitação.

Revisão de Resumos

Todos os resumos serão revistos por um Júri, composto por especialistas na área respetiva, expressamente nomeado para essa função, pela Comissão Científica.
Este Júri, além de verificar se o resumo obedece às normas definidas no ponto anterior, avaliará a sua admissibilidade, atendendo ao valor científico e originalidade.

Após a revisão, o autor receberá um email a informar sobre a decisão de aceitação do trabalho ao encontro científico, podendo ser enviadas recomendações de alteração. A Comissão Científica reserva-se o direito de não publicar os trabalhos cuja avaliação não seja positiva ou que não observem as normas aqui apresentadas.

Apresentação

Comunicações
Os trabalhos submetidos para apresentação oral, terão de ter obrigatoriamente resultados. O tempo disponível para a apresentação oral é de 10 minutos, não devendo este tempo ser excedido. No final de cada sessão haverá um período de 20 a 30 minutos para discussão global. A data e a hora das sessões poderão ser consultadas no programa das apresentações orais (a disponibilizar brevemente). As apresentações orais deverão ser feitas preferencialmente em inglês.
Caso pretendam, poderão utilizar o modelo de apresentação IJUP’21.

E-posters

O tempo disponível para a apresentação de e-poster é de 3 minutos em estilo Pitch não devendo este tempo ser excedido.
A data e a hora das sessões de e-poster poderão ser consultadas no programa das apresentações por e-poster (a disponibilizar brevemente).

Recomendações de estrutura e formatação:
Os e-posters deverão ser apresentados no formato PPT ou PDF.
– PPT: caso pretendam, poderão utilizar o modelo de apresentação IJUP’21 e ajustar.
– PDF: página única, em orientação vertical, com as seguintes dimensões: 38,1 cm de largura x 54,2 cm de altura. Tamanho de letra não inferior a 46 pontos para os títulos e 16 pontos para o corpo de texto.

Os e-posters deverão ser compostos por um cabeçalho contendo o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o nome e/ou logótipo da instituição onde o trabalho foi desenvolvido e do IJUP’21. Devem incluir também, em letras menores, o endereço do(s) autor(es).

De modo a facilitar a perceção do trabalho ao observador, recomenda-se que o e-poster contenha uma secção de introdução, objetivos, clara e concisa, seguida de uma secção com a metodologia, resultados (quando aplicável) e conclusões do trabalho.

Exposição de e-Posters

Os e-posters aprovados ficarão expostos no site do evento.

O envio do ficheiro com o e-poster, em formato .pdf, deverá ser feito para ijup@reit.up.pt, impreterivelmente até ao dia 26 de abril de 2021.

Nota: Serão expostos apenas os e-posters enviados dentro dos prazos estabelecidos.

Demonstração
As apresentações por demonstração têm como elemento determinante o ser conduzido in viva voce, e com base em materiais selecionados para efeito, assim como uma metodologia de apresentação adequada ao que está a ser apresentado. Inclui também a demonstração técnica sobre processo específico com fator de inovação associado.
A data e a hora das sessões de demonstração poderão ser consultadas no programa das demonstrações.

Distinções

Os trabalhos a apresentar serão avaliados por Professores e Investigadores tendo em conta a área científica em que o trabalho se enquadra.

A seleção dos trabalhos a distinguir irá considerar o resumo submetido, valorizando os resultados obtidos (em detrimento de um trabalho em fase inicial), potencialidade de continuidade do trabalho e impacto do trabalho na respetiva área do conhecimento, aplicabilidade prática e potencial de valorização económica do conhecimento (quando aplicável).

A avaliação incidirá ainda na apresentação realizada, tendo em conta a organização (estrutura da apresentação e a gestão do tempo), exposição (postura e eficácia do apresentador) e conteúdo (nível científico da informação apresentada, bem como a qualidade da sua discussão e adequação à audiência).
A entrega/divulgação das distinções será comunicada posteriormente, em datas e moldes a definir.